É bem sabido que o asfaltamento de avenidas, ruas e estradas revolucionou o transporte no mundo. Desde a primeira rodovia asfaltada percebeu-se que esse procedimento tornava as viagens mais rápidas, seguras e eficientes.
Quando vemos uma bela estrada asfaltada, nem imaginamos que além daquele, existem diversos outros tipos de asfalto, um material tão relevante. A base comum é o petróleo, uma matéria-prima versátil que tem uma enorme importância na economia mundial, porém, algumas outras substâncias específicas podem ser adicionadas – ou não – com o intuito de atender às necessidades de cada terreno.
Superfícies distintas requerem composições diferentes de asfalto, por exemplo as rodovias que têm como fato rotineiro a passagem de veículos pesados, vão precisar de um asfalto mais resistente, já as ruas de bairros residenciais não demandam tamanha complexidade.
Seguem algumas curiosidades sobre o Asfalto:
1 – CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente)
A composição do asfalto quente para obra tem como base: britas (pedras), areia e o composto ligante a base de petróleo (CAP – cimento asfáltico de petróleo).
2 – Emulsão Asfáltica
É um impermeabilizante líquido e viscoso feito à base de asfalto e disperso em água. Normalmente é utilizada para imprimação do substrato (primer) para posterior aplicação de outros tipos de impermeabilizantes, como a manta asfáltica. Tendo alguns tipos, como o RR-1C e RR-2C.
3 – AMB – Asfalto modificado por borracha
O asfalto-borracha é um revestimento de pavimento constituído de cerca de 14% de pó de pneu moído.
O mercado, recentemente, tem caminhado para a obtenção e utilização de novos tipos de asfalto, com objetivos diversos, com destaque para a sustentabilidade. Nesse sentido, o asfalto de borracha vem sendo uma opção interessante, por ser composto por fragmentos de pneus usados – uma ótima maneira de reciclar. A resistência e flexibilidade da borracha fazem com que esse asfalto tenha características muito benéficas, além disso, o custo de produção é bem menor, visto que a matéria prima vem do descarte.
4 – Asfalto reciclado
O asfalto reciclado vem sendo estudado e aplicado com maior constância nestes últimos anos, sendo viável a partir do uso de embalagens plásticas flexíveis em sua composição ou também sendo produzido com o reaproveitamento de material fresado, utilizando agentes rejuvenescedores emulsionados ou espuma de asfalto neste processo.
Entre outros tipos de asfalto que ainda não são tão conhecidos e usuais.